(Download) "O Professor na perspectiva do outro Professor" by Angela Rodrigues Dias ~ Book PDF Kindle ePub Free
eBook details
- Title: O Professor na perspectiva do outro Professor
- Author : Angela Rodrigues Dias
- Release Date : January 09, 2020
- Genre: Education,Books,Professional & Technical,
- Pages : * pages
- Size : 2487 KB
Description
O estudo analisa aspectos da formação e prática do professor de Ensino Superior, observando sua compreensão como profissional na perspectiva do outro professor e como esse processo se articula com os saberes docentes. Problematiza a formação e a prática do profissional docente, examinando pistas, tais como: o professor se põe em movimento constante questionando as diferentes realidades sociais onde exercita seus saberes profissionais reformulando ou adaptando suas práticas? Discute o exercício da profissão via os processos emancipatórios sociais, políticos, analisando o que os alunos reconhecem ser possível nessa reinvenção constante de informações? Essa construção de novos saberes é aceita e estimulada pelas instituições de ensino via processos formativos? Problematiza o papel do professor na sociedade, enquanto reprodutor e legitimador de paradigmas, libertador e criador de novas possibilidades, vetor dinâmico na formação de pessoas e novos pensadores? O que é ser professor? Ou mesmo estar professor? No percurso dessa investigação, foram conjugados desafios, rupturas, transformações,dificuldades e descobertas, que, ligados, moveram as inquietações no sentido de melhor esclarecer esse significado. Ser professor é estar em construção diária, colocando-se em constante movimento, em busca de novas apropriações em formação continuada? Afinal, o que é ser profissional do ensino? Os depoimentos dos professores envolvidos na pesquisa indicam caminhos diferentes para se chegar à definição do que é ser professor. Essa discussão leva a várias respostas, dependendo do tempo de dedicação ao magistério, da formação específica para a docência, do modo de enxergar à profissão, a vida, as relações no ambiente institucional e o entendimento sobre o trabalho docente propriamente dito.